terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eu paro, e penso......#2

Outro dia estava eu sob a mesma árvore de sempre, fumando meu paiero num intervalo do trabalho. Observava as formigas, pra variar, quando fui abordado por um vigia da universidade. Pensei que ele fosse condenar o meu cigarro de palha, achando que era um baseado (isso já aconteceu algumas vezes e continua a acontecer).

Opa.....você estuda aqui? - perguntou o vigia, meio encabulado

Estudei, mas agora só trabalho aqui. - respondi, meio desconfiado

A tá.....e.......você sabe os cursos que tem aqui? - prosseguiu o vigia

Ah.....sei.....mas não todos....eu acho.... - respondi, agora curioso

É que eu queria saber se tem um curso aqui....... - ele ficou ainda mais encabulado, ensaiando um sorriso amarelo

Esperei ele desenbuchar e falar o que lhe interessava mas tive que puxar:

De que curso você quer saber?

Uma pausa, depois outro sorriso amarelo:

Algum curso de..........culinária.........alguma coisa nessa área.......

Ficou supreso? Bom, eu fiquei. Culinária......um vigia.....

Hmm culinária......tipo......gastronomia? - perguntei

Isso isso! - respondeu animado

Então.......eu acho que não. Pelo menos não conheço ninguém que faça gastronomia aqui..........eh........acho que não tem não. O sr. queria fazer gastronomia?

É, então........eu gosto né. Tava vendo onde que tem pra estudar essas coisas por aqui.........mas também não tenho muito tempo......sabe como é......

É.......osso........ - foi só o que pude responder, no auge da minha capacidade intelectual

Bom, obrigado viu. Deixa eu continuar meu trabalho e te deixar em paz. - disse o vigia, já se retirando.

Magina....... - disse eu, com a cabeça embaralhada de pensamentos.



Culinária! Gastronomia! Arte com comida! Artes! Pintura! Guache! Tinta! Música! Teatro! Acordes! Luzes! Cores! Corpos! Melodia! Aroma! Letras! Livros! Linhas! Curvas! Gestos! Dança!


Todos deveriam viver em condições de realizar sua alma. Todos deveriam poder passar os dias da vida cozinhando ensopados e temperando mexilhões, se é com isso que a alma fica tranquila. Eu sei disso. Eu sei. Com isso em mente posso afirmar com autoridade infinita: temos que mudar. Temos que mudar. Temos que mudar. Temos que mudar. Pronto, tudo está mudando.

2 comentários:

  1. Esse é um cara que epalha curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Puxa que lindo!
    Da arte de observar formiguinhas à exposição de desejos que só se explicitam em situações de confiança...
    Ao observar o outro, um outro te observava e em cadeia de observar: gestos-melódicos-coloridos-dançantes-gastronômicos-em-aroma-de-escuta, você percebeu que mudar é viver e começou a mudar, mais uma vez.

    ResponderExcluir